quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Medindo a Energia dos Alimentos

         Os alunos das Turmas 81 e 82 estão estudando como Devemos Proceder para termos uma alimentação adequada e saudável para nosso corpo. 
        Diante do que foi estudado na teoria, foi assistido um Vídeo: Muito Além do Peso, que retrata que" Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras estão acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. O documentário mostra  estudo de caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos".
   Os educandos analisaram algumas embalagens de alimentos industrializados e demonstraram em forma de cartazes a quantidade de AÇÚCARES e SAIS presentes nestes alimentos. A maioria dos componentes químicos estavam em gr (gramas), quando ocorria de encontrar algum em mg (miligrama) este componente era convertido para gr.
         Concluídos os trabalhos os mesmos foram expostos no corredor da escola.










terça-feira, 2 de agosto de 2016

Dinâmica do Nó!

OBJETIVOS: 
*Ajudar o grupo a compreender o processo vivido na solução de um determinado problema. 
*Criar novas expectativas com relação a algum problema de difícil solução.

PROCESSO: 
* Os alunos formam um círculo e se dão as mãos.
* É importante lembrar que, sempre que for pedido para dar novamente as mãos, deverão repetir exatamente como estão: a mão esquerda para quem segura a mão esquerda e a direita para quem segura a direita.
* Após esta observação, o grupo deverá caminhar um pouco pela sala de aula, livremente.
* A um sinal do professor, o grupo forma um único bloco no centro do círculo e, sem sair do lugar, cada participante deverá dar novamente a mão direita para quem segurava a mão direita e a mão esquerda para
quem segurava a mão esquerda (como no início). Com certeza, ficará um pouco difícil à distância entre aqueles que estavam próximos no início, mas o professor tenta motivar para que ninguém mude de lugar ou troque o companheiro com o qual estava de mãos dadas.
* Assim que todos já estiverem ligados aos mesmos companheiros, o animador pede que voltem à posição natural, porém sem soltarem as mãos em silêncio. ( O grupo deverá desamarrar o nó
feito e voltar ao círculo inicial).
Enfim, partilha-se a experiência vivenciada. Destacar as dificuldades, os sentimentos experimentados no início, no momento do nó e ao final, após desatá-lo.

OBS: Sempre é possível desatar o nó completamente. 

       Os alunos da Turma 91 realizaram a dinâmica de abertura do 2º Semestre com muita atenção e comprometimento. Aceitaram a dinâmica como um meio de entrosamento, união e coleguismo. Dentre as questões dialogadas ao final da dinâmica foram levantados assuntos como: força de vontade em concluir as atividades, fé, comprometimento, adolescência, dificuldades, sentimentos, etc.
            Parabéns alunos, a cada novo dia vocês demonstram estar mais maduros e conscientes  do que vocês realmente querem. 
            Seguem algumas fotos da dinâmica: